Para todos aqueles que desejam enfrentar estradas acidentadas ou terrenos difíceis numa trotinete, as escolhas são muito diferentes. Em particular, existem dois modelos de trotinete à escolha para estradas acidentadas, a trotinete de dowhill e a trotinete de mushing.

Os amantes da natureza e os caminhantes escolhem frequentemente produtos muito práticos e leves, apenas para facilitar o seu transporte à mão ou no ombro. Estas mesmas pessoas não preferem veículos a motor, se não simples quods , em todo o caso. No entanto, na maioria das situações, os caminhantes e aventureiros nas estradas e trilhos (especialmente nas montanhas) dependem de produtos como bicicletas ou trotinete.

A bicicleta é certamente uma excelente alternativa, muito frequentemente utilizada por desportistas, tanto em percursos longos como em passeios de montanha. Existem bicicletas muito resistentes e muito leves, com fortes amortecedores e rodas de borracha, concebidas especificamente para estradas acidentadas. Estas bicicletas têm um certo custo, mas são certamente produtos que duram muito tempo e garantem uma aderência perfeita à estrada, mesmo no caso de estradas não pavimentadas, subidas e descidas, mesmo nas mais íngremes e difíceis.

Mas que trotinete escolher nas ruas acidentadas?

No vasto mundo das trotinetes, uma diferença que pode ser feita entre os modelos também desiste do uso que a pessoa faz destes produtos. Para além das trotinetes para crianças e das trotinetes para adultos, as trotinetes também podem ser diferenciadas de acordo com a sua utilização. Por utilização entende-se o tipo de itinerário ou estrada que a pessoa normalmente pretende percorrer. Esta diferença é muito importante porque as características de uma trotinete para a cidade e o mesmo produto para as montanhas podem mudar radicalmente entre elas.

Em particular, não existem trotinetes que possam ser utilizadas tanto no campo como na cidade. Na maioria dos casos, as características da trotinete (estrutura do quadro e rodas em particular) são especialmente concebidas para um único tipo de utilização. Para os desportistas, portanto, é necessário fazer a escolha certa quanto à utilização da trotinete, mesmo antes de fazer a escolha do modelo. Em particular, para estradas acidentadas é necessário compreender se a utilização mais frequente que se pretende fazer da trotinete diz respeito a estradas de montanha acidentadas ou a estradas pavimentadas.

Aqui estão, pois, todas as características e modelos mais importantes para trotinete para estradas acidentadas.

Trotinete de Downhill

“Downhill” é uma especialidade desportiva de muitas modalidades, como o esqui alpino, o ciclismo de montanha, o skateboarding e também vários tipos de desportos de Inverno sobre gelo. Downhill é também muito popular entre os amantes de motocross e trotinete.

Estes modelos são muito pesados e robustos e foram concebidos para serem utilizados em descidas difíceis e terrenos acidentados. Na verdade, a sua utilização não é recomendada nas estradas normais ou na cidade. Esta é uma verdadeira trotinete desportiva. As características deste tipo de produtos centram-se todas na resistência do chassis e na eficiência dos travões e dos amortecedores.

A trotinete de descida, de facto, tem estas características técnicas:

  • Garfo dianteiro completo com amortecedores
  • Travões de disco muito eficazes e potentes
  • Estrutura de armação muito pesada, espessa e forte
  • Rodas de borracha de diferentes dimensões
  • Precisamente sobre o tema das rodas, a trotinete de descida tem rodas de duas dimensões diferentes. A roda dianteira tem quase o dobro do tamanho da roda traseira só para se adaptar melhor a qualquer tipo de estrada acidentada. As rodas também são emborrachadas e estão equipadas com travões e amortecedores.

O preço deste tipo de trotinete é de cerca de 600 euros e é um produto que só pode ser comprado em lojas especializadas e mais fornecidas.

Patinete Mushing or dog

O termo “mushing” refere-se a todas as actividades desportivas que envolvem o trenó de cães. O “musher”, na verdade, é “aquele que conduz um trenó puxado por cães”. Esta actividade nasceu apenas como uma actividade desportiva sobre a neve mas, com o passar do tempo, foi também adaptada a situações de montanha ou de colina que vêem excursões com bicicletas e trotinete

A trotinete, de facto, é o tipo de lambreta que, graças às suas características peculiares, pode permitir este tipo de actividade. Estas trotinetes têm uma estrutura tal que podem ser puxadas por cães grandes e fortes com cerca de 20 quilos e tal actividade é muito útil para treinar tanto os cães como o condutor na corrida.

Embora a trotinete seja adequada para estradas acidentadas, ainda é necessário trotinete atenção ao tipo de estrada em que é utilizada. O chassis destas trotinetes é ainda mais pesado do que os modelos de descida, pelo que, em estradas extremamente acidentadas, poderia ser danificado porque tocaria no solo. Da mesma forma que na estrada, esta trotinete não é adequada para estradas de asfalto, porque a sua condução seria mais lenta.

As características da trotinete de mushing são muito semelhantes às da trotinete de descida em termos de tipos de travões, amortecedores e tipo de rodas. De facto, até a lambreta pode ser usada com um trenó de cães.

O preço da trotinete mushing é muito inferior ao preço da trotinete downhill e pode encontrar muitos modelos na gama de preços entre 250 e 500 euros, para modelos ainda mais robustos.

Outros tipos de trotinetes desportivas


Existem também outros tipos de trotinete para uso desportivo mas, em muitos casos, estes não são adequados para estradas de montanha irregulares. Estes modelos, de facto, são pesados apenas para utilização no asfalto, seja regular ou acidentado. Existem, de facto, trotinetes de corrida e trotinetes urbanas com rodas grandes e, em ambos os casos, a sua utilização é exclusiva para asfalto.

Para os desportistas que gostam de corridas, a trotinete com rodas grandes é, de qualquer forma, um excelente produto. As trotinetes desportivas têm excelentes características técnicas, uma grande resistência ao stress e também podem suportar pesos muito elevados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *