A trotinete eléctrica, tal como a tradicional “push trotinete”, é um meio de transporte de pessoas, adequado para pequenos movimentos e, na maioria dos casos, em terrenos regulares. A trotinete é usada na cidade ou em parques, os adultos usam-na frequentemente para ir trabalhar enquanto que para as crianças é apenas um brinquedo muito engraçado.

Existem muitas variações de trotinetes eléctricas. Existem modelos para uso desportivo que são, portanto, adequados para estradas acidentadas ou caminhadas em trilhos de montanha. Alguns modelos têm acessórios úteis, tais como travões, faróis ou amortecedores. Outros modelos estão equipados com um assento confortável para que possa desfrutar de um passeio mais confortável sem o risco de perder o equilíbrio.

As variantes da trotinete eléctrica, portanto, são muitas, uma vez que existem muitas características que este tipo de produtos pode ter. Nas casas às suas características, portanto, uma variante muito importante que influencia a escolha é também o preço.

Para além de tudo isto, a utilização da trotinete é muito simples e é a mesma para todos os modelos. Para “ligar” uma trotinete eléctrica, existe um botão especial que, uma vez premido, activa o motor. As trotinetes eléctricas funcionam com “impulso assistido”, ou seja, o movimento, o impulso da pessoa que conduz, permite o arranque do motor em poucos segundos. Uma vez feito isto, basta montá-lo, assumir uma posição em pé ou sentado, dependendo do modelo, e usar o acelerador para continuar a viagem. Alguns modelos também incluem sistemas muito inteligentes de controlo de velocidade, travagem e mesmo de poupança de energia. Nas trotinetes tradicionais, tudo isto está ausente, mas a operação de base é a mesma. Isto significa que é o empurrão da pessoa para activar sempre o movimento do dispositivo.

Dito isto, uma última coisa a dizer é que as trotinetes são para uso único, no sentido de que podem ser utilizadas por uma pessoa de cada vez. A esta afirmação, porém, como acontece com muita frequência, podem ser encontradas excepções, casos especiais, modelos que também podem ser utilizados por várias pessoas. Estes modelos são bastante raros, soluções alternativas e não são muito utilizados, mas existem. No entanto, em geral, a trotitene deve ser utilizada por uma pessoa de cada vez. Ninguém proíbe a trotinete de ser utilizada por duas pessoas, excepto talvez pela falta de espaço disponível para a circulação e, talvez, pelo senso comum.

Trotinetes para a família

Estes modelos são bastante raros, mas há casos em que a trotinete tem uma plataforma suficientemente longa para acomodar duas pessoas ao mesmo tempo. Normalmente, a pessoa da frente tem a possibilidade de manobrar o guiador, mas muito frequentemente estes modelos são utilizados pelos pais com os seus filhos. As crianças são sempre colocadas no início da trotinete, na sua parte da frente, mas ainda é o pai que manobra o guiador, tendo uma altura maior do que a criança. Esta é uma forma muito prática de transportar os seus filhos por aí e são também os pais que empurram o aparelho. Esta é também uma forma muito divertida de permitir que os pais passem tempo com os filhos e se divirtam muito com eles. Do ponto de vista da estrutura, esta, para além de ser mais comprida do que as trotinetes normais, tem também uma forma diferente. Em muitos casos, portanto, a plataforma está dividida em duas partes para acomodar os pés das duas pessoas separadamente. Alguns modelos também têm uma pequena superfície de apoio ligeiramente inclinada e no guiador para permitir à criança descansar os joelhos e ficar mais confortável durante a viagem.

Carrinho de passeio “trotinetes”

Uma variante “inovadora” desta forma de utilização da trotinete vê também uma transformação na sua estrutura. Um pequeno berço de passageiros é colocado na parte da frente da trotinete (mais precisamente ancorado no guiador). Este berço tem um tamanho muito pequeno e é também muito leve para evitar que a trotinete tombe. O bebé é colocado dentro do berço e preso a ele com cintos de segurança, tal como os passageiros mais comuns. Alguns pais utilizam este “sistema de transporte” muito alternativo como uma forma rápida e ecológica de se deslocarem com os seus filhos. Para isso, a estrutura da trotinete tem de ser mais forte e pesada do que o normal, e é importante que o condutor proceda sempre com bastante lentidão e muito cuidado.

Trotinetes “trolley”

Uma variante particularmente útil deste “trotinetes stroller” e do “trolley trotinetes”. Muito simplesmente, o caso está ancorado na parte da frente da trotinete. Noutros casos, acontece o contrário, ou seja, é a trotinete que está ancorada ao caso. Esta é uma forma diferente de arrastar a mala, transformando-a num dispositivo de transporte muito confortável. Estes modelos não são muito fáceis de encontrar. Outra característica importante da “trolley trotinete” é que a trotinete é completamente dobrável, ou seja, a sua estrutura pode ser dobrada sobre si mesma através de pequenos gestos, até desaparecer na parte de trás da mala. Neste caso, a trotinete ainda é utilizada por uma única pessoa, mas tem a vantagem de poder combinar duas funções num único produto.

Muito provavelmente, na verdade quase certamente, este tipo de trotinete não terá muito futuro e, não por acaso, os modelos são muito poucos. As razões são muito simples. No caso da tradicional “push trotinete”, uma segunda pessoa pode estar no caminho para o condutor. Enquanto no caso das trotinetes eléctricas, o peso da pessoa afecta muito tanto a velocidade como a duração da bateria. Quanto mais pesada for uma pessoa, mais lenta é a trotinete e mais curta é a duração da bateria. Uma vez que não são produtos muito rápidos e duráveis, a melhor escolha é certamente utilizá-los uma pessoa de cada vez. Em segundo lugar, não existem regras de trânsito que impeçam duas pessoas de utilizar uma trotinete ao mesmo tempo. Deve-se seguir as mesmas regras para os monociclos e é muito difícil encontrar uma trotinete “aprovada para dois”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *