Estas são algumas regras simples para manter a bateria da sua trotinete elétrica, se você olhar para elas, elas prolongam sua vida útil:

  • Carregue a bateria frequentemente.
  • Se não o usar mantenha-o num local fresco e seco (em casa está bem, talvez não perto do radiador).
  • Não deixe a bateria vazia por longos períodos de tempo.
  • Não deixe a bateria ligada à rede por longos períodos (normalmente demora 8-9 horas para uma carga completa, após o que deve ser desligada). Esquecer de carregar a bateria pode danificá-la irremediavelmente.
  • Não deixe a bateria aberta por longos períodos de tempo (com chuva normal não há problema, deixá-la fora por dias pode significar infiltração de água muito prejudicial).
  • O ciclo “ideal” de baterias é uma descarga completa e uma carga completa. Cargas muito curtas ou descargas parciais reduzem a vida útil da bateria.

Trotinete eléctrica, o que há para saber sobre manutenção?

A manutenção de uma trotinet elétrica não é uma coisa muito difícil de se fazer. Como em tudo, você deve ter cuidado para não exagerar ou usar o produto da maneira errada, ou seja, para fins e de maneiras que não sejam adequadas às suas características e desempenho.

Cada modelo de trotine eléctrico tem sempre um folheto de instruções, onde é claramente indicada toda uma série de parâmetros específicos tanto no que diz respeito à utilização do produto como à sua manutenção. Além disso, nestas brochuras, são sempre indicadas todas as características técnicas específicas desse modelo em particular.

Em geral, por mais fácil que seja manter a scooter, você deve ter em mente algumas regras que estão indicadas no livreto. Por exemplo, um componente muito sensível da scooter é a bateria e as regras para carregá-la devem ser sempre escrupulosamente seguidas. Algumas indicações também podem ser muito úteis para limpar a estrutura ou verificar outras peças sujeitas a desgaste, tais como freios ou luzes.

Como dito, a vida de uma trotinete eléctrica depende muito do seu uso. Esta duração poderia ser consideravelmente reduzida em muitos casos envolvendo o uso incorrecto do veículo. Por exemplo: erros de recarga da bateria, choques ou acidentes, viagens em estradas extremamente acidentadas (ou subidas frequentes), peso excessivo do condutor

Manutenção da bateria de uma scooter eléctrica

Em primeiro lugar, deve ser dito que uma carga errada das baterias ou o seu uso intensivo (chamado descarga) deterioram inevitavelmente a bateria e também comprometem o seu correcto funcionamento. A “vida” das baterias, portanto, depende muito de como elas são carregadas.

As baterias devem ser recarregadas regularmente “frias”, ou seja, não imediatamente após desligar a scooter, mas sempre após alguns minutos. Se a scooter for usada intensivamente (ou seja, várias vezes durante o dia, por uma distância de até cerca de 3 km), uma boa prática é carregar a bateria no meio, além de uma carga completa de uma vez. As cargas intermédias podem ser feitas ajustando o timer para cerca de 30 ou 40 minutos (uma hora se você andar várias vezes ao dia, mesmo 5 ou 6 km entre as viagens). Para uma utilização moderada da scooter, por outro lado, o tempo de carregamento pode ser longo, durando cerca de algumas horas, com uma pausa de 30 minutos. Para motores de maior desempenho, estas medidas também podem ser desconsideradas, dependendo muito do modelo. Além disso, você nunca deve esperar até que a bateria esteja completamente descarregada antes de recarregá-la. Muitos indicadores indicam uma carga residual mínima na ordem de 20%.

Além do tempo de carga, a bateria também precisa de algumas precauções do usuário em relação ao seu uso. Por exemplo, não é aconselhável usar a trotinete com temperaturas muito baixas (perto de 0°) porque nestas situações o tempo de vida da bateria poderia ser muito mais curto. Em geral, você nunca deve deixar sua trotinete sob a luz direta do sol ou em um ambiente com temperatura maior que 50° ou menor que -20°. Finalmente, nunca carregue as baterias ou deixe a trotinete perto de fontes de calor. Estes podem causar desgaste, fogo ou sobreaquecimento.

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